(62) 9 9169-3200
Como usar o celular a favor dos seus estudos - Realiza
em 30 de maio de 2018
  • noticias

Especialistas são quase unânimes: o celular deve ficar distante da sua mesa de estudos. Argumentam que aquele pequeno aparelho atrapalha o foco, a concentração e pode te fazer perder horas que poderiam ser investidas em estudo.

O fato é que ninguém vive sem celular. Antes utilizado apenas para fazer chamadas telefônicas, o celular possui, hoje, amplas possibilidades de uso, principalmente pela existência de vários aplicativos.

Provavelmente é por meio dele que você acessa seu facebook, instagram e twitter. É muito possível que você utilize o celular para marcar encontros, discutir assuntos socialmente relevantes ou simplesmente para pedir comida online.

Assim, tanto o uso generalizado do celular, quanto a praticidade que ele dá ao acesso de redes sociais, fazem com que muita gente o veja como tentação difícil de ser resistida – o que tem feito muitos estudantes buscarem estratégias para lidar com a incontrolável vontade de ficar horas a fio no celular.

Vem com a gente: abaixo, vamos fazer uma reflexão sobre a necessidade do equilíbrio e, em seguida, iremos descrever algumas maneiras que podem transformar o modo como você utiliza o celular. Com isso, ele certamente vai deixar de ser uma distração e vai se tornar em um parceiro que vai te levar à aprovação em um concurso público.

 

O que abunda prejudica, sim!

“O que não abunda prejudica” é um ditado provavelmente conhecido pelos seus avós. Ele é utilizado socialmente para sugerir que o excesso das coisas não prejudica. Ocorre que esse pensamento se tornou antiquado.

A vida já deve ter ensinado você que qualquer coisa em excesso pode gerar muitos problemas. A alternativa: equilíbrio. Nem pouco, nem muito. O mesmo se aplica ao uso do celular.

Quando em utilizado em excesso, o celular pode criar um hábito difícil de ser rompido. Então, sentar-se para estudar se torna tarefa complicada e penosa.

Por outro lado, abrir mão total do uso de celular significa abrir mão de todas as possibilidades de aperfeiçoamento pessoal e profissional que ele possibilita.

Especialmente nos estudos, o celular pode ser um grande aliado.

Vejamos, a seguir, algumas maneiras que podemos utilizar o celular para estudar.

 

1. Instale aplicativos de dicionários, enciclopédia e de busca

Todo bom estudante deve possuir um dicionário ao seu alcance. E, para não se limitar à pesquisa de verbetes, deve ter enciclopédias e sistemas de buscas acessíveis a fim de que a compreensão de um conceito ou problema seja o mais abrangente possível.

Habituar-se ao uso de dicionários via celular pode ajudar até mesmo na organização de sua mesa de estudos.

Muitas vezes, livros, canetas, cadernos e outros materiais de estudo disputam lugar no espaço reservado para estudo. Dicionários, que costumam ter dimensões exageradas, são os que mais pedem espaço! Estudantes chegam ao ponto de abrir mão deles justamente por isso, o que é um pecado!

Portanto, transforme seu aparelho móvel em um dicionário. Você pode inclusive criar listas de verbetes e escrever suas próprias definições – registrando todos os resultados das buscas que você fez em torno de um conceito.

 

2. Siga páginas com conteúdo de estudo e ensino

Você já ouviu falar de studygram? Se não ouviu, você realmente está utilizando as redes sociais de maneira não produtiva.

Faça agora mesmo. Pesquise no instagram pela hashtag #studygram. Você vai ver um número incontável de usuários que disponibilizam conteúdos de seus próprios estudos na plataforma.

Com isso, você pode encontrar mapas mentais, resumos, sínteses, vídeo-aulas e vários outros materiais de estudo que te podem ser úteis. É como se você tivesse, no celular, acesso a um catálogo com muito conteúdo de qualidade, disponibilizado sem custo algum.

Foque em seguir esses usuários. Evite seguir personalidades que pouco contribuem para seus objetivos. Seria interessante, ainda, seguir páginas que promovem frases e postagens motivacionais!

A página da Realiza Cursos, por exemplo, possui tudo isso. Dê follow e verifique!

 

3. Faça grupos de estudos no whatsapp

Na sua jornada como concurseiro, você vai encontrar várias pessoas que caminham para o mesmo fim que você almeja. Mude a perspectiva como você enxerga essas pessoas.

Certamente, elas são seus concorrentes. Mas você também pode vê-las como aliados, pessoas cuja história e conhecimento podem agregar muito a você.

Não seja prepotente! Ninguém tem domínio sobre tudo. Aquilo em você é bom, o colega pode não entender muito bem. Do mesmo jeito, muita gente pode ajudá-lo a melhorar seu conhecimento naquilo em que você é deficiente.

Faça grupos de whatsapp para reunir toda essa gente que você encontra e com quem divide o mesmo objetivo. Incentive esses colegas a produzirem e compartilharem, nesse grupo, os resultados dos seus estudos – e não se esqueça de compartilhar o que é seu.

Esse tipo de crescimento conjunto pode ser determinante para sua aprovação. Além disso, caso venha a alcança-la, a sensação de realização será muito maior se aquele colega que tanto te ajudou também tiver sido aprovado junto com você!

 

4. Acompanhe notícias!

Tanto redações dissertativas quanto questões discursivas, geralmente presentes em prova de concursos públicos, exigem que o estudante tenha conhecimento de mundo e esteja atualizado sobre o que ocorre no país em que ele vive.

Ter no celular atalhos para sites de notícias e de análise de informações é fundamental! É muito difícil refletir sobre um tema sem ter esse tipo de fonte para argumentar bem nas provas. Portanto, não deixe de sempre seguir seus sites preferidos. E sempre que achar necessário, assine a opção de sempre receber automaticamente notícias via e-mail ou notificações no próprio celular.

 

5. Assista vídeos-aulas no youtube!

Sabe aqueles minutos que você está no ônibus, saindo de um local, indo para outro? Nesse período, você pode utilizar o celular para assistir vídeos aulas de curta duração. Ao mesmo tempo, você pode utilizar aplicativos de texto do próprio celular ou até mesmo programas de captura de áudio para fazer as próprias observações sobre o conteúdo que você está vendo, naquele momento.

O youtube é recheado de canais que utilizam o espaço para divulgar conteúdo, dicas, esquemas e motivação de maneira gratuita e com qualidade!

Vê-se claramente que é possível utilizar tanto o celular quanto as redes sociais a seu favor. Existem várias outras alternativas. O mais importante é realmente querer mudar a maneira como vê e usa os aparelhos móveis. Mais uma vez, o principal fator está na sua força de vontade e o no quanto você quer alcançar o seu sonho de passar em concurso público.

Portanto, seja honesto consigo mesmo e convença-se: se você faz a mesma coisa todos os dias, você não pode esperar por resultados diferentes!

Deixe um Comentário