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Como superar o medo e a ansiedade na hora de fazer a prova? - Realiza
em 26 de junho de 2019
  • Notícias

   O combate à ansiedade e ao estresse deve ser uma atividade contínua e deliberada. Atividades como meditar diariamente, ouvir músicas relaxantes, manter um diário de gratidão são algumas formas de manter a ansiedade e o estresse sob controle. Mas, existem fases da vida que nossa força mental é desafiada e podemos até perder o controle das nossas emoções.

   Fazer exames e provas são algumas dessas fases que podem fazer com que nossa estrutura emocional fique balançada. A maioria dos estudantes e concurseiros experimentam algum nível de ansiedade ao fazer provas ou testes. E quando o equilíbrio emocional se vai, o desempenho de qualquer atividade mental fica prejudicado. Em muitos casos, semanas ou meses de estudo vão por água abaixo se o candidato não controlar seus nervos.

   Então, falaremos de algumas dicas que podem te ajudar mentalmente a passar por esses momentos, a lidar com a pressão e garantir que você obtenha um ótimo resultado na hora de sua prova. Primeiramente, encare a prova como uma oportunidade para mostrar o quanto você estudou e como uma oportunidade a mais de aprendizado. A sua vida vai continuar e outras oportunidades surgiram mesmo se você não passar. Por isso, encare a prova como uma oportunidade de crescimento. Então, seja deliberado! Aprenda como aprender e trabalhe a sua Mindset (forma de pensar) para lidar com suas emoções durante momentos de pressão, frustação e até decepção.

    Antes da prova, certifique-se de estar preparado para ela. Qualquer objetivo é alcançável se você tem a estratégia correta. Por isso, planeje deliberadamente como aprender o conteúdo da prova, mas vá além e aprenda como fazer provas da forma correta. Não basta apenas saber o conteúdo!

   Então, dedique-se a ter hábitos de estudo saudáveis, como criar um cronograma com metas concretas de estudo. Isso lhe dará uma sensação de progresso à medida que você completar as tarefas necessárias antes do grande dia. Busque ter a informação completa a respeito do concurso ou prova que você vai realizar. Tenha todo o material revisado e organize o que você precisará para o dia da prova.

    Outra dica muito importante é descansar. Seu cérebro exige tempo para integrar o conhecimento. Se você não diminuir o fluxo de informações, sua mente ficará saturada a uma taxa mais rápida do que você pode armazenar novos dados. Seja disciplinado com os seus momentos de descansos. Todo bom competidor sabe que um período de recuperação é necessário entre cada sessão de treino. E você também precisa saber disso. Dormir também é fundamental. A fadiga prejudica sua resiliência. O tempo de inatividade podem aliviar os efeitos da ansiedade, mas nenhum deles será tão efetivo quanto o sono.

   Ser prático e organizado é fundamental do dia da realização da prova. Prepare tudo o que você vai precisar levar no dia anterior a ela. Se possível, nos dias ou semanas anteriores à prova, crie uma rotina antes das sessões de estudo que seja semelhante à rotina que você vai realizar nos dias de fazer provas. Deixe que seu cérebro se acostume e que as atividades se tornem um hábito.

    E claro, não se esquecer de alimentar-se bem antes da prova. Tome um bom café da manhã. As frutas e vegetais frescos são frequentemente recomendados para reduzir o estresse. Evite alimentos com alto teor de açúcar. Uma última dica antes da prova é tire 10 minutos para realizar um breve exercício de respiração. Isso irá reduzir seu batimento cardíaco, e colocar sua mente em um estado de atenção relaxada.

   Para concluirmos as dicas que te ajudaram a fazer sua prova, lembre-se de durante ela manter-se sempre focado e atento nos exercícios, não fique apavorado(a) caso outros entreguem a prova antes de você, faça a prova no seu tempo. Não se preocupe demais caso não saiba a resposta de alguma pergunta, responda primeiro as que já sabe e deixa as outras por último. Se precisar, dê uma pausa. Vá ao banheiro, beba uma água ou lave o rosto e depois volte para finalizar.

    Lembre-se sempre de dar o seu melhor, independente do resultado saberá que fez tudo aquilo que estava ao seu alcance. Então, boa sorte nas suas provas e de agora para frente você já um bom caminho a seguir para se tranquilizar em momentos como esses, faça bom uso!

   O combate à ansiedade e ao estresse deve ser uma atividade contínua e deliberada. Atividades como meditar diariamente, ouvir músicas relaxantes, manter um diário de gratidão são algumas formas de manter a ansiedade e o estresse sob controle. Mas, existem fases da vida que nossa força mental é desafiada e podemos até perder o controle das nossas emoções.

   Fazer exames e provas são algumas dessas fases que podem fazer com que nossa estrutura emocional fique balançada. A maioria dos estudantes e concurseiros experimentam algum nível de ansiedade ao fazer provas ou testes. E quando o equilíbrio emocional se vai, o desempenho de qualquer atividade mental fica prejudicado. Em muitos casos, semanas ou meses de estudo vão por água abaixo se o candidato não controlar seus nervos.

   Então, falaremos de algumas dicas que podem te ajudar mentalmente a passar por esses momentos, a lidar com a pressão e garantir que você obtenha um ótimo resultado na hora de sua prova. Primeiramente, encare a prova como uma oportunidade para mostrar o quanto você estudou e como uma oportunidade a mais de aprendizado. A sua vida vai continuar e outras oportunidades surgiram mesmo se você não passar. Por isso, encare a prova como uma oportunidade de crescimento. Então, seja deliberado! Aprenda como aprender e trabalhe a sua Mindset (forma de pensar) para lidar com suas emoções durante momentos de pressão, frustação e até decepção.

    Antes da prova, certifique-se de estar preparado para ela. Qualquer objetivo é alcançável se você tem a estratégia correta. Por isso, planeje deliberadamente como aprender o conteúdo da prova, mas vá além e aprenda como fazer provas da forma correta. Não basta apenas saber o conteúdo!

   Então, dedique-se a ter hábitos de estudo saudáveis, como criar um cronograma com metas concretas de estudo. Isso lhe dará uma sensação de progresso à medida que você completar as tarefas necessárias antes do grande dia. Busque ter a informação completa a respeito do concurso ou prova que você vai realizar. Tenha todo o material revisado e organize o que você precisará para o dia da prova.

    Outra dica muito importante é descansar. Seu cérebro exige tempo para integrar o conhecimento. Se você não diminuir o fluxo de informações, sua mente ficará saturada a uma taxa mais rápida do que você pode armazenar novos dados. Seja disciplinado com os seus momentos de descansos. Todo bom competidor sabe que um período de recuperação é necessário entre cada sessão de treino. E você também precisa saber disso. Dormir também é fundamental. A fadiga prejudica sua resiliência. O tempo de inatividade podem aliviar os efeitos da ansiedade, mas nenhum deles será tão efetivo quanto o sono.

   Ser prático e organizado é fundamental do dia da realização da prova. Prepare tudo o que você vai precisar levar no dia anterior a ela. Se possível, nos dias ou semanas anteriores à prova, crie uma rotina antes das sessões de estudo que seja semelhante à rotina que você vai realizar nos dias de fazer provas. Deixe que seu cérebro se acostume e que as atividades se tornem um hábito.

    E claro, não se esquecer de alimentar-se bem antes da prova. Tome um bom café da manhã. As frutas e vegetais frescos são frequentemente recomendados para reduzir o estresse. Evite alimentos com alto teor de açúcar. Uma última dica antes da prova é tire 10 minutos para realizar um breve exercício de respiração. Isso irá reduzir seu batimento cardíaco, e colocar sua mente em um estado de atenção relaxada.

   Para concluirmos as dicas que te ajudaram a fazer sua prova, lembre-se de durante ela manter-se sempre focado e atento nos exercícios, não fique apavorado(a) caso outros entreguem a prova antes de você, faça a prova no seu tempo. Não se preocupe demais caso não saiba a resposta de alguma pergunta, responda primeiro as que já sabe e deixa as outras por último. Se precisar, dê uma pausa. Vá ao banheiro, beba uma água ou lave o rosto e depois volte para finalizar.

    Lembre-se sempre de dar o seu melhor, independente do resultado saberá que fez tudo aquilo que estava ao seu alcance. Então, boa sorte nas suas provas e de agora para frente você já um bom caminho a seguir para se tranquilizar em momentos como esses, faça bom uso!

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