(62) 9 9169-3200
Aposentadoria dos militares de Goiás deve gerar renovação de efetivos nos próximos anos - Realiza
em 31 de maio de 2019
  • Notícias

Nos próximos dois anos, 2.951 militares ativos em Goiás devem deixar o serviço. O número representa 24% desses servidores a menos em atividade. Isso acontece porque o estado de Goiás possui um baixo efetivo de militares jovens. Cerca de 87% desses servidores ativos tem entre 30 e 50 anos. O quantitativo de militares jovens em exercício, ou seja, aqueles que têm entre 17 e 30 anos, representa apenas 5% do total. A média do Brasil de militares ativos para essa faixa etária é de 22%.

 Isso faz com que o estado tenha uma alta projeção para aposentadoria militar nos próximos anos. As informações são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em reportagem divulgada pelo jornal O Popular no último domingo (19). O estudo realizou uma projeção considerando as regras atuais de aposentadoria militar e utilizando dados de 2017. Sendo assim, Goiás apresenta uma média de militares com idade apta a se aposentar maior do que a média nacional. Nos próximos sete anos, por exemplo, metade dos militares goianos em atividade hoje estarão inativos. Enquanto que na média nacional, 34% terá se retirado do serviço militar.

Como a tendência dos governos estaduais é manter constante a média de servidores militares ativos, novos processos seletivos podem estar por vir. Goiás tem hoje 15.960 militares em atividade, dos quais 13.286 são da Polícia Militar (PM) e 2.674 do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). As informações são do Portal da Transparência de Goiás.

Você que pretende prestar concurso público para carreiras militares em Goiás, fique atento porque o estado vai precisar repor vagas nos próximos anos. Além disso, apesar do contexto goiano apresentar projeções maiores para aposentadoria de militares, o mesmo processo deve acontecer nos demais estados, mesmo que seja em menor medida. Não espere que os concursos sejam anunciados para começar a se preparar!

 

Deixe um Comentário