(62) 9 9169-3200
O PODER DO ACENTO - Realiza
em 26 de dezembro de 2019

              O Poder do acento

     Que tal começar o ano de 2020 acertando todos os tipos de acento?  A Língua Portuguesa é rica e uma das mais difíceis. Existem algumas palavras que possuem escrita parecida, mas com significados totalmente diferentes. Se você não estiver com o português em dia, pode dar uma escorregada feia. A nova ortografia é de 2009, mas passou a valer mesmo em 2016, e desde então vem confundido muita gente. A falta do acento tem levado muitos concurseiros a derraparem na pontuação: além do nervosismo, que é normal, muitas pessoas deixam passar despercebido aquele acento que fará toda diferença no texto. Quando a prova for corrigida, pode ter certeza que um simples acento pode te fazer perder pontuação. Depois não adianta chorar!

Veja alguns tipos de assuntos:

Acento agudo: Esse acento será sempre usado na vogal em sílaba tônica.

Acento Circunflexo: Só é usado nas vogais “a”, “e” e “o”, e além de indicar a vogal tônica, indica também o timbre fechado na pronúncia

Acento Grave: É o acento que indica uma fusão das preposições “a” e “as”, ou seja, a crase. O acento grave indicativo de crase é utilizado sobre a vogal A., que acontece nos casos de contração entre a preposição “a” e:

- o artigo definido “a”; ou

- o pronome “a”; ou

- os pronomes demonstrativos “aquele (s)”, “aquela(s)” ou “aquilo.

Palavras terminadas em EEM e OOS perderam o acento, veja alguns exemplos:

2009              2019

Enjôo            enjoo

vôo               voo

perdôo          perdoo

Agora veja o poder do acento.

Metro: Unidade de medida.

Metrô: Transporte coletivo.

Baba: Saliva.

Babá: Pessoa que cuida de criança.

Maio: Mês do ano.

Maiô: Roupa de banho.

País: Local de origem.

Pais: Família.

Bebe: Ingerir algum liquido.

Bebê: Criança de colo.

Esses são alguns exemplos do que mudou de acordo com a nova ortografia. Mas a dica é sempre ler e reler, principalmente livros e artigos escritos depois de 2016. Assim, você não corre o risco de errar na hora da redação e saberá quais palavras realmente têm o acento.

Deixe um Comentário