(62) 9 9169-3200
6 dicas incríveis para estudar sozinho para concursos - Realiza
em 23 de novembro de 2020

Estudar sozinho para concursos públicos tem sido uma prática constante entre os concurseiros. Isso porque, é possível criar a própria rotina de estudos, horários, escolher os materiais, além disso, adotar os métodos que mais se encaixam ao perfil do estudante.

De igual modo, é necessário trabalhar diariamente a sua inteligência emocional, a fim de que o seu objetivo final seja suficiente para manter a sua disciplina para os estudos.

Se você tem o desejo de estudar sozinho para concursos, mas ainda tem alguma dúvida ou dificuldade, nós da Faculdade Realiza preparamos 6 dicas incríveis para te ajudar a obter sucessos nos estudos e assim, realizar o sonho de ser aprovado em uma carreira militar.

Acompanhe a leitura e aprenda já como estudar sozinho para concursos.

 

1. Abuse da internet e das redes sociais

A internet oferece muitas possibilidades excelentes para quem deseja estudar sozinho para concursos. Nela, você vai encontrar seus materiais de estudo, bem como programas de mentoria e suporte para complementar seus estudos.

Além disso, você pode ter acesso a videoaulas gratuitas, entrar em fóruns de discussão e, também, ter acesso a editais e provas anteriores do seu certame.

Muitos sites disponibilizam provas antigas de concursos, simulados e até mesmo cursos preparatórios gratuitos (linkar para a página da Faculdade Realiza).

Desta forma, você pode avaliar como são os tipos de prova e descobrir o tempo que você leva para responder às questões, identificando seus pontos fortes e fracos.

 

2. Estude mais tempo do que estudaria em um cursinho presencial

No cursinho presencial você teria a possibilidade de estudar por três ou quatro horas por dia, certo?

Então, você deve estudar mais que esse tempo em casa, afinal, ainda tem a vantagem de não ter que se deslocar para o local do curso e ainda poder evitar as distrações que uma sala de aula possui.

Muitas vezes, por não estar em um cursinho, talvez você pense que pode se dar o direito de fazer qualquer outra atividade que você não faria se estivesse no curso presencial. Isso é um erro.

Você precisa ter a mesma disciplina e compromisso para aprender como estudar para concurso público sozinho que teria se tivesse matriculado em um curso preparatório.

 

3. Tenha em mãos materiais de qualidade

Para estudar sozinho para concursos, você precisa ter materiais que o ajudem a estudar de forma adequada. Eles podem ser:

  • Aulas em PDF;
  • Videoaulas;
  • Livros.

Mas lembre-se: é importante que todos os materiais que você escolha ao estudar sozinho para concursos estejam adequados ao seu nível de estudo.

Portanto, se você está começando a estudar agora, é importante focar em materiais básicos e introdutórios.

Mais uma vez, os canais especializados em concursos podem indicar por quais materiais você deve estudar. Procure sites de cursos preparatórios para concursos que sejam qualificados. ((linkar para a página da Faculdade Realiza).

 

4. Cumpra cronogramas e prazos

Falta de organização é um dos grandes problemas de quem estuda sozinho para concursos, e isso consequentemente, gera baixo desempenho.

Por isso, você precisa de um prazo para finalizar os estudos de cada matéria. Implemente um ciclo de estudos e, principalmente, intercale as matérias estudadas, a fim de abarcar todo o conteúdo e não cansar a sua mente com uma mesma disciplina.

 

5. Faça exercícios e simulados

Depois de estudada a teoria, é importante que você faça questões relacionadas ao que acabou de estudar.

Por isso, procure provas anteriores do certame desejado e simule a prova. Imprima os exercícios e tente fazer no tempo de prova, como se você realmente estivesse fazendo a prova do concurso.

 

6. Cuidado com as distrações

Por mais que uma sala de aula tenha elementos que possam causar distração, a sua casa não é muito diferente disso. Portanto, para evitar distrações, existem algumas dicas úteis para dominar como estudar sozinho para concursos, que são:

  • Defina um ambiente de estudos;
  • Determine um horário de estudos;
  • Não estude com o celular ao lado ou com a televisão ligada.

 

O sonho é possível para quem vai estudar sozinho para concursos

Agora que você conferiu as melhores dicas para estudar sozinho para concursos, é importante seguir todas as orientações que descrevemos ao longo deste artigo.

O sonho para quem estuda sozinho é tão possível quanto para quem faz um cursinho presencial. O que realmente vai fazer a diferença e te fazer ser aprovado é a sua dedicação, foco e determinação.

Por fim, vale lembrar que a vida de um concurseiro deve girar em torno da sua saúde, sua família, alguns amigos, seu trabalho (se tiver) e os estudos.

E, ainda, para ser considerado um concurseiro comprometido, nenhuma das suas atividades deve estar fora desses âmbitos. Por isso, esteja atento às suas escolhas!

 

Faça o melhor curso preparatório para concurso público GRATUITO

Se você deseja estudar sozinho para concursos, segue a nossa melhor dica:

A Faculdade Realiza oferece de forma gratuita o melhor curso preparatório para concurso público do Brasil. Isso mesmo, você não leu errado. É 0800!

Não precisa ficar buscando materiais em vários sites. Tudo que você precisa para ser aprovado em um concurso público está em um único lugar.

Quem SONHA, REALIZA!

Deixe um Comentário