CPA

Comissão Própria de Avaliação (CPA)

O que é e para que serve a CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi instituída pela Lei do SINAES nº 10.861, de 14 de abril de 2004, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), obedecidas as seguintes diretrizes:

  • Constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos;
  • atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

A CPA coordena a avaliação das atividades-fim, ensino, pesquisa e extensão, e das atividades-meio, processos, infraestrutura e gestão.

A CPA lidera o processo de avaliação dos cursos oferecidos pela instituição. É a partir das percepções dos alunos e colaboradores que a comissão elabora relatórios e pareceres para assegurar a melhoria contínua dos cursos, do processo de ensino e aprendizagem, da infraestrutura e da gestão.

Atribuições da CPA

Dimensões institucionais incluídas na avaliação das instituições de ensino superior:

  • A missão e o plano de desenvolvimento institucional.
  • A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades.
  • A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.
  • A comunicação com a sociedade.
  • As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho.
  • Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios.
  • Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.
  • Planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional.
  • Políticas de atendimento aos estudantes.
  • Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

A Faculdade Realiza está comprometida com a busca permanente de melhorias em suas atividades acadêmicas e administrativas. Para tanto, adotará procedimentos de autoavaliação, capazes de apontar áreas, setores e atividades que requerem revisão em suas rotinas, a fim de assegurar o alcance das referidas melhorias.

Entre os procedimentos que serão implantados, destaca-se a avaliação que os alunos farão dos professores e das disciplinas por eles ministradas, cujo resultado deverá contribuir para o aperfeiçoamento das atividades de ensino. Todo semestre você terá uma nova oportunidade de avaliar a atuação do coordenador de seu curso, os serviços ofertados pela instituição, as condições gerais de infraestrutura, além dos professores e das disciplinas.

Para que isso se torne viável, é fundamental a participação de toda a comunidade estudantil no preenchimento do formulário apropriado, disponibilizado a cada semestre no Portal do Aluno (AVA). Você não levará mais do que 20 minutos para registrar suas impressões.

Coordenador da CPA

Mestrando em Administração pela UniAlfa. Formado em Graduação Tecnológica em Gestão Executiva de Negócios. Especialista em Docência Universitária. MBA em Gestão de Negócios e Marketing. MBA Executivo em Liderança e Master Coaching. Participou do programa Online de Executive Coaching da University of Cambridge. Carreira desenvolvida com experiência de 10 anos na área em Gestão em Instituições Ensino Superior. Atuação com docência, coordenação, planejamento e estruturação de departamentos, vendas, liderança de equipes, treinamentos, consultoria e coaching. Atualmente é coordenador acadêmico da Faculdade Realiza.

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