ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As Atividades Complementares são componentes curriculares obrigatórios que possibilitam o reconhecimento, por intermédio de avaliação do Colegiado de Curso e das Coordenações, das habilidades, conhecimentos e competências do aluno, compreendidas, inclusive, aquelas adquiridas fora do âmbito da FACULDADE REALIZA, incluindo cursos, estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, e interdisciplinares, especialmente no tocante às relações profissionais, nas ações de iniciação científica e de ensino que associam teoria e prática e nas ações de extensão desenvolvidas juntamente à comunidade.

As Atividades Complementares Teórico-Práticas são componentes curriculares obrigatórios. Cada curso da Faculdade Realiza, seja graduação ou tecnólogo, concentra carga horária de atividades complementares de horas, devendo seu cumprimento ser distribuído ao longo do Curso e desenvolvidas na modalidade presencial ou à distância.

Os alunos deverão enviar através do Portal do Aluno os comprovantes de realização das atividades complementares. Não serão computadas atividades cuja documentação possua data anterior do início do curso. As horas computadas em uma atividade não poderão ser consideradas em outras atividades, mesmo que sejam afins.

É de competência da Secretaria Acadêmica da REALIZA a análise dos documentos e respectiva atribuição dos créditos de Atividades Complementares Teórico-Práticas de cada aluno, dentro dos termos fixados na regulamentação específica.

É bom lembrar que somente será permitida a colação de grau do aluno que comprovar o total de horas das Atividades Complementares.