(62) 9 9169-3200
Não vacila: coisas que você deve evitar na hora de escrever sua redação - Realiza
em 07 de janeiro de 2020

Não vacila: coisas que você deve evitar na hora de escrever sua redação

A redação, na maior parte dos concursos, é uma etapa de seleção importante, e um grande diferencial no mercado de trabalho. Algumas pessoas, por falta de informação, acabam cometendo erros que são inadmissíveis para as bancas, e podem resultar em perdas significativas de pontuação. Vamos ver a seguir quais os principais erros, que você não deve cometer, na hora de escrever sua redação:

Usar gírias, palavrões, ditados populares: Às vezes parece irresistível escrever como falamos. Porém, você deve se lembrar que o texto tem regras diferentes das da nossa comunicação oral. As gírias, expressões de baixo calão e ditados populares, mesmo que sejam adequados ao assunto, devem ser evitados a todo custo. É necessário manter certa formalidade na comunicação escrita, e a utilização dessas expressões desqualifica esse critério.

Desrespeitar os direitos humanos: A maior parte dos concursos têm esse critério como de exclusão. Propor soluções que envolvam agressão a pessoas ou qualquer agrupamento humano pode zerar sua redação.

Produzir menos de 7 linhas: Como critério para que sua redação seja corrigida, a maior parte das bancas exige uma produção de, no mínimo, 7 linhas. Geralmente, de acordo com esse critério, se o texto for menor que isso ele não costuma nem ser corrigido.

Usar primeira pessoa: Quase sempre, o gênero textual cobrado nas redações de concurso é a dissertação argumentativa. Quando for esse o caso, evite utilizar os pronomes “eu”, “nós”, “nosso” na sua redação. Para dar o tom impessoal no texto ele deve ser escrito em terceira pessoa. Também não é legal utilizar “eu acho”, “eu penso”, “eu acredito”, “de acordo com a minha opinião”, etc. Nessa modalidade textual, os argumentos devem ser embasados por fatos, não por opiniões.

Depois dessas dicas você não vai mais correr o risco de perder pontos por vacilo na sua redação. Observe bem o que e como evitar, e lembre-se de reler seu texto depois de pronto. Bons estudos!!

Deixe um Comentário