(62) 9 9169-3200
3 dicas infalíveis para facilitar seus estudos - Realiza

3 dicas infalíveis para melhorar seus estudos

A preparação para provas de concursos públicos não é uma jornada fácil, ainda mais para aquele que está iniciando agora essa dura tarefa. O imenso conteúdo posto nos editais e a necessidade de conciliar as horas de estudo com a rotina do dia a dia provocam a ansiedade do concurseiro, afetando, sem dúvidas, seu rendimento.

No entanto, como desistir e jogar a toalha não é uma opção, darei a seguir 3 dicas infalíveis que irão ajudá-lo a contornar essa situação e aumentar a produtividade na hora de aprender.

1. Se organize

Quer ter um bom rendimento nos estudos? Se organize! Organização, rendimento e desempenho tem tudo a ver. A produtividade é claramente afetada pela falta de organização. Quando o aluno começa a sua rotina diária de estudo ele precisa ter muito bem definido qual disciplina e tema vai estudar naquele dia. As horas de estudo são sagradas e o concurseiro não pode gastar tempo e energia pensando no que estudar.

Defina horários de estudo que estejam de acordo com suas obrigações pessoais do dia a dia. Para tanto, é importante que você avalie seus compromissos diários, as horas disponíveis de estudo e faça um cronograma. Ao se planejar, não esqueça de reservar um período para descanso.

Além disso, é importante que você crie um ambiente agradável de estudos. Escolha um lugar arejado, bem iluminado e com cadeira e mesa confortáveis. Seus cadernos, lápis, canetas e livros também precisam estar muito bem organizados. Especialistas afirmam que uma pessoa tende a ficar confusa com a sua desorganização.

2. Utilize material impresso

Notebooks e outros meios eletrônicos são ótimos para conveniência, porém pesquisas sugerem que, quando se trata de estudar para provas de concursos públicos, os materiais impressos tradicionais ainda têm vantagens.

Bom, agora que você tem em mãos esses materiais, é hora de praticar: faça anotações sempre à mão, utilize diversas cores para destacar as partes importantes do texto e, por fim, faça símbolos para realçar aquele conteúdo que já caiu em prova ou que você tenha mais dificuldade. Na véspera da prova, releia todas essas marcações.

3. Explique a matéria para si mesmo

Pesquisadores apontam que os alunos têm melhores chances de recordar as informações que aprenderam quando possuem a experiência de ensiná-las a si mesmo ou, se possível, a outra pessoa.

Então, que tal assumir o papel de “professor”? Experimente ensinar o que aprendeu a um colega ou a um “colega imaginário”. O que realmente é importante, é que você tenha a oportunidade de “ser professor” nessa jornada de estudos, porque ela irá te proporcionar benefícios.

 

Bom, espero que você goste e coloque em prática agora mesmo essas dicas. Elas me ajudaram a ser aprovada no concurso da Polícia Civil do Estado de Pará, no ano de 2016, e continuam sendo muito relevantes para mim durante as preparações das aulas. Aproveite para compartilhar esse conteúdo com os seus amigos que também estudam. Até a próxima!

 

 

Sarah Braga

Graduada em Direito, com pós-graduação em Docência Universitária e Ciências Criminais. É advogada autônoma há 6 anos e professora da Faculdade Realiza

Deixe um Comentário