(62) 9 9169-3200
Seis benefícios de uma pós-graduação - Realiza
em 18 de março de 2022

Apesar de a conclusão de um curso de graduação ser uma conquista significativa e uma etapa necessária para a obtenção de emprego na área de estudos escolhida , muitos profissionais já consideram que a pós-graduação é um avanço na carreira profissional.

Com o mercado cada vez mais competitivo, volátil e exigente, os benefícios de um certificado de especialização auxiliam o aluno a se destacar da multidão e continuar sendo um colaborador valioso para uma instituição.

 

As vantagens da pós-graduação

A pós-graduação é todo curso de ensino superior que vem depois de uma graduação, seja uma especialização, MBA, um mestrado ou doutorado. Ela pode ser dividida em cursos lato sensu e stricto sensu.

O lato sensu é uma especialização que aperfeiçoa o estudante em uma área específica da profissão, especialmente para aqueles que desejam focar sua atuação profissional em uma área muito exclusiva e que garantirá um diferencial do mercado de trabalho

Já o stricto sensu é voltado para aqueles que desejam uma carreira de pesquisador ou professor universitário, por meio de um mestrado ou doutorado.

Os cursos lato sensu são mais breves que os stricto sensu, com duração de 6 a 18 meses. Sendo assim, eles são indicados para quem já está empregado e não tem muito tempo disponível para os estudos.

Segue 5 vantagens de cursar uma pós-graduação. Acompanhe!

 

1. Especializar-se em uma área de atuação 

Fazer uma pós-graduação , também conhecida como especialização , permite que você ganhe experiência em uma área de interesse e , como resultado , se destaque profissionalmente. 

Ou, dito de outra forma , você amplia seu conhecimento para além do que aprendeu na escola e obtém insights sobre os tópicos por meio de uma lente prática , que examina como o conhecimento adquirido em cada aula pode ser aplicado em sua rotina diária de trabalho .

 

2. Atualizar-se quanto às novidades da profissão

Devido à evoluções constantes nas profissões, a atualização de conhecimento é feita pela pós-graduação. Isso acontece porque, a elaboração curricular do curso se dá pelas novidades do mercado de trabalho. Além disso, são feitas projeções das tendências profissionais para os próximos anos.

Outro exemplo, é a formação continuada de professores,  há uma necessidade de atualização constante. Seja sobre novas possibilidades didáticas ou área de formação, estar atualizado em sala de aula é fundamental. Inclusive em um período de popularização da produção de conteúdo na internet, no qual muitos alunos têm acesso a uma gama enorme de informações no meio virtual, demandando dos docentes um cuidado especial em relação à atualização.

 

3. Ser promovido e assumir cargos sênior/gestão

Ao se qualificar e obter novos títulos, é notável  que você se torne um colaborador de impacto para a instituição. O seu conhecimento pode ajudá-lo a resolver problemas, traçar medidas de contenção, aplicação de recursos, planejar pesquisas,  elaborar estratégias de marketing e posicionamento institucional etc.

Sendo assim é aumentado a sua chance de ser promovido para cargos de mais responsabilidade e, consequentemente, com salários ainda mais expressivos.

 

4. Ter a oportunidade de explorar novos segmentos

A pós-graduação também funciona como uma porta que permite que você explore segmentos da sua profissão com os quais não teve experiência até então.

Por exemplo, se você se formou em Psicologia e sempre trabalhou na área clínica, mas quer mudar a carreira e vivenciar novos ares, pode fazer uma especialização em Psicologia Forense e Jurídica ou Psicologia do Esporte para alcançar esse objetivo. O motivo disso é que eles são segmentos bem distintos e que vão, sem dúvidas, desafiá-lo.

 

5. Fortalecer o currículo

Nos dias de hoje ter uma graduação no currículo se tornou um requisito básico na maioria dos processos seletivos. Sendo assim,  possuir um lato sensu e stricto sensu será um diferencial  Afinal de contas, o currículo é o primeiro contato com o recrutador. E é melhor deixar uma primeira impressão positiva, não é mesmo?

Fazer pós-graduação pode ser uma grande carta  na manga. Basta ter em mente que ela fortalece o seu currículo e o valoriza como profissional, uma vez que você não se acomodou após se graduar e segue investindo na própria qualificação.

 

6. Prova de Títulos em concursos

Por fim, a Avaliação de Títulos é uma etapa de caráter classificatório que pode ser utilizada em concursos públicos, ela serve  para conceder uma pontuação adicional aos candidatos do certame,  os candidatos que demonstrem maior especialização acadêmica ou profissional para o cargo, ficam classificados nas primeiras colocações.

São muitos os títulos que podem ser considerados em uma prova de títulos mas, apesar de variar  muito de edital para edital, é muito comum que a maioria dos concursos públicos considerem  diplomas e certificados de pós-graduação para cessão de uma grande quantidade de pontos extras. 


 

Veja também 

Agora que você já conhece as vantagens de fazer uma pós-graduação, vamos apresentar uma excelente oportunidade para acelerar a sua carreira.

As  pós-graduações EAD  da Faculdade Realiza são totalmente focadas no seu desenvolvimento profissional.

Como funciona a Pós EAD?

A pós-graduação a distância é um curso de pós-graduação na modalidade a distância, também conhecida como EAD.  Ou seja, nesse formato de curso, as aulas são transmitidas de forma digital.  O aluno pode acessar as aulas de qualquer local, pelo computador ou celular.

Sendo assim, o aluno não precisa ir até uma faculdade ou polo para estudar. Portanto, o estudante não tem a obrigação de ir até a faculdade ou polo em dias e horários fixos para ter acesso ao conteúdo. 

Vantagens da Pós Realiza

As principais vantagens de fazer uma pós na modalidade EAD são:

  • Flexibilidade de horários. Como as aulas ficam armazenadas na plataforma digital, assim você tem a liberdade para assistir no horário que ficar melhor. Desse modo, também não tem o risco de perder aulas por conta de imprevistos. 

  • Possibilidade de rever os conteúdos. Você pode assistir às aulas gravadas mais de uma vez, para tirar dúvidas e fixar melhor os conceitos. Essa é uma grande vantagem do EAD sobre o ensino presencial.

  • Economia. Uma pós online costuma ser mais barata que uma presencial e não gera gastos com transporte e alimentação fora de casa. Além disso, o material de apoio costuma ser fornecido pela própria instituição.

 

Ao escolher a Pós Realiza EAD, você irá estudar na melhor instituição da região. A Realiza oferece opções de cursos, sintonizados com as demandas e necessidades do  mundo do concurso e para o mercado de trabalho.

 

Deixe um Comentário