(62) 9 9169-3200
Aprenda a diferença entre Tema e Título. - Realiza
em 10 de julho de 2019

Saber diferenciar o Título do Tema da Redação é fundamental para fazer um bom texto no Enem e no vestibular. Escolher um Título para a Redação é uma das tarefas que mais nos causam dúvidas. Como não cair no clichê? Como fazer um título que chame atenção? Como destacar a ideia central do texto?

Vamos lá, sem medos. É compreensível que se tenha esses questionamentos, já que a Redação é questão. Por isso, não descuide de nenhum detalhe, muito menos do Título. Para ficar claro, vamos à definição de Tema e de Título numa Redação:.

Tema: é o assunto a ser desenvolvido em seu texto dissertativo argumentativo, que é o estilo cobrado na Redação do Enem.

Título: o título indica o enfoque do texto, traz o aspecto central das ideias desenvolvidas no texto da Redação do Enem. Por isso, recomenda-se que seja o último elemento criado.

Exemplo de diferença entre Tema e Título.

Vamos supor que o Tema da Redação fosse “Amor incondicional”. Você começou a desenvolver seu texto listando tudo o que você conhece sobre o assunto: amor de mãe e filho; amor de irmãos; amor pelos animais; amar o próximo e assim por diante.

Em seguida, você optou por dar o seguinte enfoque ao seu texto: “amor de mãe e filho”.  Sua Redação poderia ter Títulos como: “Um amor que nasceu no ventre” ou “Mãe: meu amor e gratidão”.

No entanto, se você repetir no Título da redação o Tema sugerido (Amor incondicional), ou criar algo muito próximo, “Mãe: amor incondicional”, provavelmente sua redação vai perder pontos por falta de criatividade. Pior que não ser criativo é se esquecer de escrever o Título, então não fique de bobeira.

Deixe um Comentário